domingo, abril 17, 2016

Sobre ser são em lugares insanos.

Boa noite, pessoal.
Essa semana li um texto extremamente interessante, talvez o melhor até agora. Já pararam para pensar em como seria estar em plena sanidade mental, mas estar internado em uma clínica psiquiátrica?
Não ? Eu também não. Na verdade nem sabia que isso poderia ocorrer de forma tão simples.

O texto retrata uma experiência feita por um psicólogo e cientista chamado David Rosenhan nos anos 70. Basicamente ele decidiu testar se psiquiatras de hospitais eram completamente capazes de diferenciar uma pessoa sã de uma insana. Para isso, ele ligou para 8 amigos e perguntou se cada um estaria disponível no mês de outubro para realizar a experiência e incrivelmente os 8 aceitaram a proposta. Cada um foi para um hospital psiquiátrico diferente e todos retrataram estar com o mesmo sintoma: Ouvindo uma voz dizendo: Tum... Apenas mentiram nesse fato, seus nomes e suas profissões, o resto das perguntas na consulta foram respondidas de forma verídica.

Até esse momento no texto eu realmente tive dúvidas sobre a incapacidade dos psiquiatras erraram o diagnóstico, já que não haviam relatos nem em literaturas de que esse tipo de sintoma estivesse relacionado a algum tipo de insanidade. Mas enfim, continuei lendo ...

Rosenhan orientou cada um dos 8 participantes para que pudessem fingir que engoliram os remédios de tal forma a parecer que tinham tomado. 

Quando David chegou no hospital e relatou sua queixa sobre o "tum" imediatamente percebeu uma reação diferente do psiquiatra, talvez pelo fato de não haver relatos desse tipo de sintoma em pessoas com problemas de sanidade, mas mesmo assim ele foi levado à enfermaria e o avaliaram. O resultado disso tudo foram alguns dias internado, sem poder sair mesmo imediatamente dizendo que havia deixado de ouvir a voz e um diagnóstico de esquizofrenia paranoide! Dá pra acreditar ?  E pior, galera ... Além dele mais 7 foram diagnosticados com o mesmo problema e outro com psicose maníaco-depressiva. E pasmem, ele conta que os próprios pacientes perceberem que ele não possuía uma doença e não teria razão para está ali, já os médicos não tinham essa percepção. 

Realmente não dá para acreditar, né? Chega a ser desesperador! Imaginem quantas pessoas sãs foram internadas sem motivo algum sendo obrigadas a tomarem remédios desnecessários e passar por situações extremamente traumáticas.



Passado um certo tempo uma psicóloga chamada Lauren Slater, que não acreeditava muito no que Rosenhan havia feito, resolveu reproduzir a mesma experiência, afinal, tem gente que só acredita vendo, não é? Ela seguiu basicamente os mesmo passos dele e fez relatos de pelo menos 8 hospitais psiquiátricos. Na nova experiência as perguntas nunca duravam mais de 12 minutos, não questionam sobre o cotidiano dela, não perguntam se a voz que diz "tum" é do mesmo sexo que o dela e nem fazem o exame completo do estado mental e mesmo assim conseguiram diagnosticá-la como portadora de transtorno de estresse pós-traumático com quadro depressivo.

Parando pra pensar agora ... Quantas vezes você não confiou cegamente em seu médico? Por mais amena que fosse a situação. Nós temos a mania de achar que médicos não e na verdade a ideia é que eles não errem mesmo, afinal estão lidando com vidas. Quantas vezes por desatenção ou sei lá, qualquer besteira, você não possa ter recebido um diagnóstico errado?

Aconteceu comigo. No final de 2010 comecei a ter febre, visões turvas, fraquezas e quase desmaios ... Fui a diversos médicos até que cheguei em uma que afirmou com todas as letras que o que eu tinha era hepatite auto-imune.Isso arrasou minha família, afinal é uma doença que não tem cura ... Eu precisaria pegar remédio com o governo e todo mundo sabe o sofrimento que é depender disso. Enfim, ela disse que eu precisava fazer uma biópsia apenas para que fosse provado ao governo que eu tinha a doença para que liberassem a medicação ... Beleza, assim eu fiz ... Porém, nesse meio tempo, acabei indo em outro médico que revendo meus exames viu que eu tinha dengue. É isso mesmo, a minha médica havia deixado passar essa informação quando leu meus exames... Mas mesmo assim fiz a biópsia ... E adivinhem só .... 
Quando o resultado saiu deu negativo ! O que eu tinha era apenas dengue. Nem preciso dizer o quanto a médica ficou sem graça quando viu o resultado, né? 

Fiquei pensando na possibilidade de repetirem a experiência hoje em dia. Bem provavelmente os resultados se repetiriam, talvez com doenças diferentes. Mesmo sabendo que essas experiências vêm para  melhorar de alguma forma nós sabemos que os resultados seriam bem parecido ou piores.

Então, galera ... Fica a dica ! Procurem sempre uma segunda, terceira, quarta opinião ... Porque por mais que nós tenhamos médicos assim também temos uma minoria que realmente se importam e fazem seu trabalho de forma correta.



Se quiser ter acesso ao texto CLICK AQUI.

E você? Se considera são ? Faça o teste ... Rsrs

Nenhum comentário: