domingo, março 27, 2016

Lama no laboratório

Boa noite, pessoal ...
Essa postagem está fora da ordem que deveria, pois acabei perdendo o prazo do primeiro texto devido à minha primeira aula de introdução à psicologia ter sido exatamente na última chance para debatê-lo, porém, estou fazendo agora.

O primeiro texto do semestre na realidade foi o "Lama no laboratório", capítulo 1 do livro Como lidar com emoções Destrutivas escrito por Dalai Lama. Se tiver interesse em ler Click AQUI.

Ao ler o capítulo já conseguimos compreender o um pouco melhor poder da meditação e principalmente como os budistas fazem a utilizam dessa pratica. 

Geralmente, ao falarmos de budismo, pelo menos na minha cabeça já vem a imagem de uma ou várias pessoas sentadinhas, concentradas, esvaziando suas mentes e fazendo "aaauuuuuuuuummmm" por horas e horas, mas na verdade a meditação não é tão simples quanto parece e os efeitos dessa prática podem ser surpreendente.

Para os budistas a meditação faz parte de seus conjuntos de práticas e é fundamental para eles que meditem, porém quem não conhece os preceitos budistas e não se esforça para progredir em sabedoria provavelmente não fará bom uso dessa prática.


O texto aborda o processo utilizado por cientistas para entenderem melhor todo o processo dessa prática milenas. Para isso foram realizados diversos exames feitos em laboratórios para analisar e estudar o que acontece no cérebro de uma pessoa durante a meditação.
Existem diversos tipos de meditações e cada uma possui sua característica, método e resultado, pensando nisso, os pesquisadores selecionaram alguns tipos de meditações para analisar como o cérebro de Öser reagiria.

O primeiro exame foi realizado com a ajuda de um aparelho de ressonância magnética, ou seja, era possível analisar a estrutura do cérebro de Öser de forma detalhada através de um vídeo que acompanha em tempo real as variações de atividade em seu cérebro. Não sei vocês, mas essa máquina me causa medo e uma certa sensação de claustrofobia e já para Öser ele se sentia em um mini-retiro. O resultado desse exame foi que ele conseguia regular suas atividades cerebrais através de processos mental mostrando, então, as diferenças entre os seis tipos de meditações.

O segundo exame foi feito através de um electroencefalograma (EEG) que mede ondas cerebrais. Öser se incomodou um pouco com o barulho do equipamento inicialmente, mas nada que interferisse em sua meditação. Não sei vocês, mas eu sinceramente não sei se conseguiria não me importar com um barulho tão chato quanto esse, minha mente jamais ficaria vazia desse jeito.

O tipo de meditação que me chamou mais a atenção foi o de compaixão, ou seja, foca-se em pensamentos e sentimentos positivos e também na preocupação com o próximo. Atualmente as pessoas estão tão  egoístas e sem sentimentos que não é qualquer um que consegue fazer esse tipo de editação, pois pensar no bem do próximo pode ser uma tarefa complicada para determinadas pessoas.

O teste mais interessante e que mais chamou minha atenção, sem dúvida, foi o do susto. Se assustar é algo tão incontrolável, é um reflexo do corpo e da mente, é involuntário! Enquanto Öser meditava eles dispararam tiro de revolver e ele simplesmente conseguiu reprimir esse reflexo quase que totalmente! Mas como assim, Thamara? Exatamente, galera ... Ele não demonstrou nenhuma mudança significativa em sua face e corpo, embora existisse alteração em seus batimentos e pressão. Consegue imaginar isso? Estar com a mente tão vazia e focada que nem mesmo um barulho estarrecedor te tirasse daquele momento? É realmente INCRÍVEL ! 



Um outro exame que me chamou a atenção foi quando o colocaram em duas discussões e em ambas os professores sempre discordavam dele, mas a diferença é que um era tolerante e o outro intransigente. O resultado mais uma vez foi incrível e Öser não alterou sua fisionomia para nenhum dos dois, ou seja, se comportou da mesma maneira com os dois. Você acha que conseguiria? Eu provavelmente iria tratá-los de maneira diferente, até porque somente um era tolerante. Você conseguiria se manter sorridente ao discutir com alguém intransigente? Difícil, né? Acho que todos nós precisamos de um pouco de meditação de vez em quando.

Após ler esse texto a impressão que me deu é que pessoas extraordinárias como Öser que praticam a meditação passam uma sensação de calma, serenidade, paz e extrema bondade.

Se você é, assim como eu, incrédulo em sua capacidade de meditar e acha que sua mente jamais ficaria vazia e calma saiba que na verdade a única forma de conseguir meditar é tentar até conseguir. Não desista que uma hora conseguirá limpar sua mente. A meditação realmente é algo muito bom para não só para a mente, mas também para o corpo.

 Eu pretendo em algum momento da minha vida tentar não desistir. Seria incrível conseguir ser como Öser, não é? Como a vida seria mais fácil com mais pessoas assim no mundo.

 E aí, vamos meditar?



Nenhum comentário: