quinta-feira, março 24, 2016

A Mente e a Memória

Boa noite, pessoal !

Então, o texto dessa semana é um pedaço de um livro chamado A Mente e a Memória escrito por A. R. I. Uria


Esse livro fala sobre um estudo desenvolvido durante 30 anos, realizado pelo autor, sobre um homem que possuía uma memória extraordinária. Ao decorrer do texto o autor nos diz que R. fazia usa da sinestesia para se recordar das séries, ou seja, para se lembrar de uma palavra, por exemplo, ele era capaz de associar um cheiro, uma cor, um gosto, uma imagem ou até mesmo uma sensação de tato e dessa forma ele ia atribuindo experiências específicas para que facilitasse a memorização.

Ficou interessado e gostaria de adquirir o livro? Click aqui 






Me identifico com essa questão. Existem diversas memórias minhas as quais não me recordo de detalhes visuais, porém consigo sentir o cheiro do ambiente, das pessoas e consigo reproduzir o sentimento que estava presente naquele momento.

Minha memória fotográfica é péssima, inclusive sou horrível com fisionomia, caminhos, etc, porém sou extremamente boa em lembrar datas e nomes. É bem provável que eu me recorde de seu nome e de você, mas se nos encontrarmos na rua eu posso não te reconhecer. Rsrs ... Já fui taxada como metida inúmeras vezes por isso, mas enfim ... kkkk ... Cada um com suas limitações, né ?

Brincadeiras à parte, essa questão de memória é extremamente interessante de se analisar. Eu adoro ler a revista superinteressante, conhecem? Então, em uma das edições eles retrataram a história de uma mulher que se lembra de TUDO que aconteceu com eles nos últimos 28 anos. É incrível e ao mesmo tempo assustador. Imagine só você se lembrar de tudo que fez sua vida inteira ... todos os seus erros, suas mágoas, decepções, todos aqueles sentimentos e lembranças que te machucam e o melhor a se fazer é esquecer ... porém você não consegue. Mesmo sendo bom conseguir lembrar das coisas boas deve ser uma tortura fixar em sua mente detalhadamente aquilo que te machucou de alguma forma.

O texto me remeteu também à um ex integrante do programa humorístico Pânico chamado popularmente de Charles Henriquepédia. Essa figura fez sucesso devido à sua memória de elefante, Charles impressionava celebridades devido à sua capacidade incrível de se lembrar de datas de programas antigos na TV, nomes de personagens de novelas antigas, entre outras coisas ... Ele realmente era a enciclopédia da televisão brasileira, mas infelizmente acabou saindo do programa e desapareceu das telinhas.


Acredito que cada um tenha uma memória mais seletiva em determinada aspecto. Qual sua melhor memória? Auditiva? Visual?

Nenhum comentário: