terça-feira, junho 21, 2016

Análise – Complexidade de associações de estímulos condicionais de “occasion setting” do contexto do uso de droga, com abstinentes de cocaína: Uma interface entre o laboratório e a clínica.

Hoje a postagem é sobre um assunto que, infelizmente, nunca sai de moda: DROGAS.

Nesse caso em específico é um estudo sobre a cocaína, uma das piores drogas que existe atualmente.
Se quiser ter acesso ao texto: CLIQUE AQUI !


No início do texto já nos deparamos com um trecho bem interessante que diz que a cocaína nunca decepciona, não pede nada em troca e não é enjoativa ... não abandona e está sempre disponível. A autora firma que parece impossível que a sociedade consiga um dia se livrar totalmente dos denominados paraísos artificiais. Mas o que são esse paraísos, Thamara? Bom, eu entendo como sendo o efeito que a droga causa ao usuário.
O estudo feito e relatado nesse texto tem como principal objetivo examinar a experiência de um sujeito abstinente da droga e com isso analisar as
associações aprendidas depois do uso da droga e durante o processo da adição.
Para a realização dessa pesquisa foram utilizados tanto animais quanto humanos e todos mostraram algo muito importante que acaba indicando certa tolerância.

A ideia é que esse processo da adição da cocaína possui forte relação com o controle de "occasion setting".

O aumento do consumo de cocaína no nosso país é crescente e dados recentes mostram que as apreensões da droga no Brasil têm apresentado um aumento significativo quando comparadas às de 2001. O número praticamente dobrou em relação a 2015.

Mas vocês sabem qual efeito essa droga causa nas pessoas ? A autora diz que os efeitos lembram bastante a de anfetamina, ou seja, causa euforia, hiperatividade motoro e excesso de prazer. Amantes da série Breaking Bad entendem bem. Rsrs

Essa droga trás efeitos anestésicos, o usuário fica anestesiado e cheio de euforia. O problema está quando a quantidade que o usuário costuma utilizar já não faz mais o mesmo efeito ... e aí, o que acontece ? É necessário aumentá-la. E isso é um ciclo ... a necessidade de cada vez mais droga se torna constante.

Na segunda parte do texto a autora foca mais no consumo de drogas, o que envolve diversos fatores .... Familiares, sociais, religiosos ... Com esse estudo a ideia é de promover uma ligação entre o laboratório e a clinica gerando resultados de laboratórios para a clínica. Para provar sua pesquisa ela utiliza o procedimento denominado bola de neve. Foi necessário conseguir 15 participantes abstinentes de cocaína, somente homens com faixa etária entre 24 e 40 anos.
Foi feita uma entrevista com algumas questões afim de coletar dados para análise,


Achei o texto interessante, porém difícil de ler. Principalmente pra pessoas que não dominam alguns termos da biologia. Fiquei pensando a respeito e me veio uma dúvida : Quem é responsável pela prevenção das drogas?
Existe o CVV que previni o suicidio, Será que não seria uma ideia criar algo do gênero aplicado à drogas ?
Vejo diversas igrejas fazendo campanhas com esse fim, tanto de prevenção quanto de tratamento ... e acho ótimo, inclusive vejo resultados. Conheço pessoas que conseguiram se livra desse vício com a ajuda da igreja.
É algo muito sério e que precisa de atenção.


Nenhum comentário: